.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a sexta-feira, das 8h a 18h / sábado e domingo, das 8h às 14h.

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Turismo - Terça-feira, 24 de Junho de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Reabertura do Museu Ferroviário amplia atrativos turísticos do município

Espaço preserva memória do período de atividade ferroviária no tronco oeste paulista


Parte da história do transporte sobre trilhos no estado de São Paulo é contada por meio do acervo do Museu Ferroviário da Alta Paulista. Reaberto ao público segunda-feira (16), o local é mais um equipamento de interesse turístico, por seu valor sociocultural e de resgate da memória regional.


Conforme Sávio Saccomani, um dos bolsistas do projeto, os objetos, fotografias e documentos reunidos contemplam 41 estações ferroviárias do tronco oeste. O trecho corresponde ao percurso que os trens faziam de Bauru a Panorama.


“Nosso objetivo é continuar entrando em contato com pessoas que conheceram trabalhadores da linha férrea ou que sejam ex-ferroviários, e que queiram contribuir com doações ou empréstimo de peças relacionadas a esse período histórico”, diz.   


Sediado na antiga estação da Fepasa, o museu apresenta locomotivas em miniatura, equipamentos de trabalho, vestimentas, boletins institucionais, selos temáticos, passagens e muitos outros itens. 


Os maiores destaques são as maquetes. A primeira — projetada por Rodrigo Matheus de Souza, neto do ex-ferroviário Benedicto Passarinho — reproduz o prédio na década de 1970, com a representação dos maquinários, das pessoas aguardando o embarque e de toda a estrutura existente na época. A segunda é composta por dois exemplares de ferromodelismo. 


Idealizado pelo Professor Nelson Russo de Moraes, a partir de pesquisas de docentes, graduandos e pós-graduandos da Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE) da Unesp Tupã, o museu é um projeto de extensão universitária criado em parceria com a Prefeitura de Tupã.
 

A equipe de bolsistas que recepcionam os visitantes é formada ainda por Camille Christine Teixeira Lima, Dafiny Henrique da Silva, Gabriela Madureira, Gabriela Yumi Inouye, João Lucas Moreira Rocha e Leonardo da Silva Alves; coordenados por Angelica Góis, Renata Albuquerque e Cristiane Hengler. 


Cristiane afirma ser um passeio interessante para quem quer conhecer a história da ferrovia e para quem sente saudades desse tempo. “É muito legal, tanto para as pessoas que chegaram a andar de trem, como para quem não teve essa experiência. Além do material exposto, temos o museu virtual (museuferroviario.tupa.unesp.br), e a gente percebe que as pessoas que vem, recomendam e voltam”, afirma.  


O Museu Ferroviário da Alta Paulista fica aberto à visitação gratuita de segunda sexta-feira, das 8h às 11h, e das 14h às 17h.

17 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Secretaria Municipal de Turismo de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.